Pandemia - Precavido

PRECAVIDO
Acompanhe a evolução do vírus H7N9
Ir para o conteúdo

Pandemia

cidades grandes superpopulosas
PANDEMIA

Uma Pandemia nada mais é do que uma epidemia que atinge proporções globais isto é, espalha-se por mais de um continente ou por grande parte do mundo e que na maioria das vezes causa inúmeras mortes.
Para entender melhor a diferença, uma epidemia é quando uma doença transmissível ocorre em uma determinada localidade, podendo ser uma cidade ou um bairro populoso de uma grande cidade. Já quando ela passa a várias cidades e estados, torna-se um surto epidêmico.
Normalmente epidemias ocorrem quando um vírus sofre uma mutação genética na qual o vírus consegue multiplicar-se mais rapidamente e passa a não ser reconhecido pelo organismo humano, que incapaz de reconhecê-lo, não consegue utilizar os mecanismos corretos para combater o intruso.
Nesses casos, como o vírus sofreu uma mutação, não existe vacina para combater a epidemia e consequentemente ela alastra-se entre a população. Quanto maior a cidade e mais densa a população, mais fácil a transmissão.
Quando a epidemia sai do controle ela pode facilmente migrar para outras regiões, sendo transmitida por pessoas em viagem que sequer sabem que estão contaminadas.
A contaminação vai alastrando-se até tomar as dimensões de uma pandemia.
Isso é muito comum nos vírus Influenza, que são causadores da gripe comum. Quanto algum dos diversos tipos do vírus Influenza sofrem mutações, eles podem causar uma pandemia.

A gripe
A pandemia de 1918 ficou conhecida como Gripe Espanhola.
Ela foi causada pelo vírus Influenza H1N1 (o mesmo da gripe suína de 2009) só que vitimou cerca de 5% da população mundial, lembrando que naquela época não haviam as facilidades de viagens como hoje.
A Gripe Espanhola teve 3 "ondas" de propagação entre 1918 e 1919 e matou algo em torno de 40 milhões de pessoas.
As notícias demoravam a chegar e a doença espalhou-se pelo mundo sem aviso, matando as pessoas que não tinham modo de se precaver e desconheciam a maneira de proteger-se.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal